E não é coincidência que tantas empresas tenham promovido atualizações em seus símbolos no último ano. Como a indústria está se voltando para algumas tendências comuns, a movimentação simultânea é só um indicador dos novos rumos.
Para sinalizar os caminhos da eletrificação e da conectividade, além de uma intenção de favorecer a ideia de sofisticação, os símbolos visuais estão adotando “a última moda”. E, nessa pegada, menos é mais.
A mais recente a apresentar um “rebranding” foi a Peugeot, que deu um close no leão, e investiu na tendência dos logotipos em duas dimensões.
Recentemente a General Motors também apresentou uma modernização, mas optou por preservar cores em degradê e em tons vibrantes para ressaltar a pegada elétrica.
“O mercado demanda que as montadoras comecem a tornar a jornada do consumidor mais rica, simples e digital”, afirma Filippo Vidal, diretor da FutureBrand, consultoria especializada em gestão de marcas.
Ele também afirma que os recursos digitais estão sendo ampliados nos veículos e as fabricantes devem refletir isso em sua identidade visual.
Letras mais finas, traços minimalistas e cores menos chamativas são algumas das características que representam a simplicidade e facilidade do digital e também a personalização de cada marca ao seu cliente.
“Logotipos mais simples têm a facilidade de serem inseridos em ambientes diversificados”, diz Vidal. A mesma marca pode ser usada em um anúncio de uma linha sustentável ou sofisticada, podendo transitar por estilos diferentes.
A inovação anda junto ao digital, e sem dúvida, a eletrificação é umas das tecnológicas inovadoras buscadas pela indústria automotiva. Uma característica que também norteia as mudanças visuais das fabricantes.
“Daqui alguns anos, se eu pensar no logotipo da GM, eu vou pensar em carro elétrico”, afirma Maytê Carvalho, comunicóloga e professora de administração e marketing na ESPM.
Ela explica que o novo logotipo, lançado em janeiro deste ano, possui linhas fluídas e um azul mais claro, características que remetem a sustentabilidade. A nova identidade comunica aos consumidores o foco da montadora nos elétricos e na emissão zero de gases e resíduos tóxicos
Com a entrada de novas gerações de compradores ao mercado, as montadoras necessitam renovar, não só o seu estilo, mas também sua carteira de clientes.
Carvalho afirma, “se a marca envelhece não é interessante que toda a audiência envelheça também, é importante sempre trazer mais conexões”. Um logotipo pode trazer características modernas que chamem a atenção dessa juventude.
Outro ponto buscado pelas montadoras é atrair um público com poder aquisitivo maior.
Carvalho afirma que a sofisticação impressa em uma nova identidade pode provocar tal efeito. O novo logotipo da Peugeot, lançado na última quinta (25), traz essa ideia.