Muitos se questionam em como cuidar dos seus pneus sempre visando que eles durem mais.
Com pequenas ações e cuidados, você pode sim evitar que seus pneus desgastem antes do tempo. Então preste atenção, veja as dicas e conheça os 4 tipos de desgaste:
Rodízio dos pneus
Os pneus não costumam se desgastar de maneira uniforme (os dianteiros costumam ter vida útil menor do que os traseiros).
Mesmo nos veículos com tração nas quatro rodas há desgaste desigual e é necessário realizar o rodízio.
O rodízio funciona como um recurso para igualar o desgaste dos pneus.
É recomendado fazer o rodízio a cada 8.000 KM.
Verifique a pressão dos pneus
Pesquisas apontam que 25% das pessoas circulam com a pressão dos pneus abaixo do recomendado pelos fabricantes.
A pressão abaixo do recomendado é totalmente prejudicial ao pneu, causando algumas consequências como:
- Diminuir vida útil do pneu.
- Aumento do consumo de combustível.
- Perda de estabilidade.
A pressão acima do recomendado também é totalmente prejudicial ao pneu, causando algumas consequências como:
- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem, por causa do apoio maior sobre esta área;
- Perda de estabilidade em curvas, pois há menor área de contato com o solo.
Cuidado com a sobrecarga no carro
Dirija com a carga de peso indicada para o seu pneu.
Cuidado na direção
Evite acelerações bruscas e freadas repentinas. Uma condução mais leve exigirá menos dos pneus.
Alinhamento e balanceamento em dia
Desvios mecânicos provocam desgastes prematuros nos pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro.
Veículos desalinhados provocam diversos prejuízos e, entre os principais, destaca-se o desgaste prematuro de pneus e componentes da suspensão, além do aumento do consumo de combustível.
A recomendação é alinhar o veículo quando houver algum impacto na suspensão, na troca de pneus ou quando eles apresentarem desgastes irregulares – ou a cada 10.000 km rodados, de acordo com a Anip.
O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes em peça mecânicas e prejudica o próprio pneu.
Mantenha o pneu indicado pelo fabricante
A montadora, em conjunto com a fabricante do pneu, projeta a melhor especificação de pneu para cada veículo.
Além disto, todo conjunto de suspensão e freio sofre influência do desempenho dos pneus, e vice versa.
Alterar as medidas originais de fábrica pode colocar o veículo numa condição de dirigibilidade e estabilidade diferente do que ele foi projetado e, consequentemente, gerar uma condição de insegurança para o motorista.
Fique de olho no indicador de desgaste de rodagem
Para saber em quais condições estão os pneus de seu veículo e, assim, descobrir se está ou não na hora de efetuar a troca.
Para isso, basta analisar o indicador de desgaste de rodagem, chamado de TWI (Tread Wear Indicator), presente na banda de rodagem de todos os pneus.
Os sulcos da banda de rodagem não podem ser menores que 1,6 milímetros de altura.
Pneus com sulcos abaixo deste padrão-limite oferecem sérios riscos de segurança. Além disso, tal descuido gera multa e registro de infração na Carteira.
O indicador TWI nada mais é do que pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo.
No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus.
A “banda de rodagem” de um pneu é a base que é tocada ao solo e suporta o peso do carro, da bagagem e dos ocupantes no interior do carro Todo pneu conta com o TWI, um filete de borracha disposto transversalmente aos sulcos em alguns pontos da banda de rodagem.
Mas não é toda as marcas que possuem este indicador de desgaste. Quando a altura dos gomos atingir o TWI está na hora de trocar o pneu.