Equipamento desenvolvido por engenheiros da Bosch utiliza reconhecimento facial para escurecer apenas uma área da tela. Bloqueia a luminosidade na região dos olhos, preservando maior área de visibilidade

Para-sol virtual Bosh

Há sensação mais desagradável do que espremer os olhos para dirigir enquanto a luz solar ataca sua retina, prejudicando a visão do trânsito?

Muitas vezes nem o para-sol ajuda nas manhãs de sol ou nos finaizinhos de tarde. Essa aba retrátil bloqueia parte dos raios e ajuda a enxergar o tráfego, mas consome uma área considerável do para-brisa.

Até hoje, o para-sol é um dos poucos recursos do carro que praticamente não evoluiu. Ganhou, no máximo, um espelho de cortesia e luz. As demais mudanças ficaram restritas ao material com que são feitos..

Mas estamos em 2020 e, finalmente, uma ideia promete revolucionar a funcionalidade do item.

Apresentado na CES 2020, maior feira de tecnologia do mundo, um novo projeto de para-sol – ele se chama Virtual Visor – utilizará a tecnologia de reconhecimento facial para promover conforto ao motorista em momentos de alta luminosidade.

Desenvolvido por três engenheiros da empresa alemã Bosch, o novo modelo de para-sol é fabricado com um painel LCD e equipado com uma câmera responsável por detectar o rosto de quem está dirigindo.

De acordo com os idealizadores do projeto, a inteligência artificial do equipamento detectará a luminosidade e identificará o movimento de visão do motorista: com isso, a tela de LCD ficará escura apenas na região dos olhos e permitirá que o restante do equipamento permaneça transparente.

De acordo com Ryan Todd, um dos criadores da tecnologia, a ideia para desenvolver o item surgiu quando ele estava comprando uma nova TV para sua casa. Ao lembrar que as telas de cristal líquido podem ficar escuras em apenas determinadas regiões, o engenheiro concluiu que o material era o ideal para a fabricação do para-sol.

Para-sol virtual Bosh

Tecnologia ainda não está em fase de fabricação. Foto: Bosch USA.

O projeto da Bosch, que ainda não está em fabricação, recebeu o prêmio de Melhor Inovação entre itens de entretenimento e segurança para veículos no prêmio CES 2020 Innovation Awards, que destaca as principais novidades da feira de tecnologia.

Um estudo norte-americano publicado em 2017 afirma que riscos de acidentes são 16% maiores quando há alta luminosidade. Nada melhor do que uma ajudinha tecnológica para promover maior segurança na hora de dirigir.

O equipamento bloqueia os “raios da cegueira” ao mesmo tempo em que preservam a área de visibilidade para o motorista.

Pensando em comprar ou vender um veículo usado em 2020? Não seja enganado!

Faça a Vistoria de Transferência e o Laudo Cautelar com a Visão Total Vistorias. Temos uma unidade perto de você!

Agende sua vistoria