Não caia em furada – Guia expresso para comprar um veículo usado.

By |2018-11-23T05:35:19+00:0023rd novembro, 2018|Categories: Dicas|0 Comments

Separamos algumas dicas rápidas para te ajudar a não cair em furadas ao comprar seu novo veículo seminovo.

Por onde começar?

A primeira coisa é fazer uma pesquisa na internet para ter ideia da base de preços praticados. Isso vai te ajudar a saber até onde pode negociar e não comprar um veículo por valor mais alto que ele vale.

O ideal é iniciar pela tabela FIPE para saber o valor do carro 0KM e do ano que deseja comprar. Após isso, recomendamos acessar o site da Webmotors e buscar o veículo que você deseja e filtrar pelo menor preço. Esta é a melhor forma para entender o que o mercado está praticando como preço, use essas informações para barganhar um bom negócio no momento de fazer a oferta.

O que você pode ver com seus próprios olhos?

Escolhido o veículo, se possível, tente fazer a visita durante o dia em local iluminado. Isso vai te ajudar a notar pequenos amassados, riscos etc.

Ondulações podem ser sinal de que o veículo já foi batido, observe com bastante atenção. Pequenos amassados geralmente significam algo mais leve como pequenas colisões ao estacionar, outros veículos que encostaram, mas nada muito sério. Pergunte, que geralmente a pessoa sabe de onde vem o pequeno amassado.

Verifique o som do motor, veja se não há intermitências ou “som abafado” que possa indicar certo desgaste por tempo de rodagem.

Verifique a correia dentada, analise se não há pequenas rachaduras, lascas ou deformações.

Confira o sistema de refrigeração do motor. O líquido visível no depósito de água não deve apresentar sinais de ferrugem ou aspecto oleoso, os tubos de borracha não podem estar rachados, quebrados ou ressecados.

Os cabos da ignição não devem apresentar fendas ou rasgos e a ventoinha deve girar de maneira uniforme, sem vibrações muito fortes.

Abra e feche todas as portas para verificar se há “espaços” que possam indicar veículo batido.

Documentação

Verifique se o IPVA está em dia (caso tenha sido anunciado desta maneira), consulte as multas pendentes nos orgãos competentes. Consulte o CRV e o CRLV, eles precisam estar devidamente preenchidos e com firma reconhecida (recibo/ contrato de venda).

Quaisquer modificações no motor, lataria ou equipamentos do carro precisam estar devidamente homologadas pelo DETRAN – devem constar do documento do veículo.

Equipamentos

Verifique a validade e nível do extintor de incêndio.

As condições de conservação do macaco hidráulico.

O triângulo de sinalização.

A chave de roda.

Confira as condições do estepe, caso esteja careca ou “meia vida” você pode negociar o valor com o vendedor.

Dentro do carro

Ao sentar, verifique se os bancos não estão fundos, soltos ou tortos. Verifique também se não estão rasgados, sujos ou quebrados, além da movimentação para frente e para trás.

Examine todos os comandos: faróis, limpadores de pára-brisas, desembaçador, indicadores de direção (pisca-pisca), luzes de freio, velocímetro, sinalização de emergência (pisca-alerta), buzina, indicador de temperatura etc.

Confira o estado dos espelhos retrovisores, pára-choques, lanternas, freio de mão e pé.

Pontos de ferrugem, água ou umidade embaixo dos tapetes indicam problemas na vedação (borrachas dos vidros e portas) ou até furos no assoalho.

Com o carro parado e o motor ligado, acione o freio, mantendo o pé no pedal por algum tempo. Se ele abaixar aos poucos, significa que há vazamento de fluído de freio.

Por fim, o Laudo para transferência (item obrigatório)

Este laudo é exigido para transferir o veículo de proprietário ou endereço, perda, extravio de CRLV, troca de placa ou alterações no veículo.

Este laudo vai analisar uma série de itens, conforme você pode consultar aqui.

Visão Total ECV Vistoria Veicular
Empresa especializada em vistoria veicular.

Leave A Comment

1
×
Olá, se precisar de alguma ajuda, pode nos chamar aqui no whatsapp!