Vai transferir um veículo? Saiba tudo que envolve esta transferência

By |2018-11-23T05:35:19+00:0022nd novembro, 2018|Categories: Transferência|0 Comments

Te mostraremos os documentos necessários, prazos, valores, questões legais, onde fazer o laudo e a transferência do documento do veículo.

Primeiro vamos entender o que é transferência de um veículo?

Auto explicativo: é a mudança de propriedade do veículo. Todas as vezes que um carro mudar de dono a transferência é necessária (e obrigatória), afinal todas as responsabilidades relacionadas ao veículo serão de responsabilidade do dono que consta no documento, ou seja, IPVA, multas, item a ser declarado no imposto de renda etc.

Entendido o que é a transferência em si, quais os próximos passos?

Você precisa juntar a documentação necessária e dar entrada no processo. Os documentos são:

• CRV – Certificado de Registro de Veículo – assinado pelo vendedor com firma reconhecida em cartório. (Não confundir com CRLV, clique aqui para entender a diferença)

• RG ou CNH

• CPF

• Comprovante de residência.

• Laudo para transferência. (Se for em São Paulo, você pode fazer em uma das nossas unidades consulte aqui)

• Comprovante de pagamento das taxas referentes à transferência.

• Documentos originais do comprador e também uma cópia simples.

Quanto custa?

Isso varia de estado para estado, em São Paulo está custando atualmente R$197,89. (22/11/18). A tabela com as taxas do Detran-SP atualizadas em 2018 pode ser consultada aqui. Caso o licenciamento ainda não tenha sido feito, este valor dobra. Você pode buscar no Google os valores referentes ao seu estado caso não esteja em São Paulo.

Onde  fazer a transferência?
Basta ir ao Detran, nos postos de atendimento do Detran ou ao Ciretran de sua cidade. Fiquem atentos, em alguns Estados é necessário um cadastro prévio no site dar andamento no processo de transferência.

Qual prazo eu tenho para transferir um veículo?
O Detran estipula que o comprador tem até 30 dias a partir da data de assinatura do CRV para concluir o processo. Se perder este prazo não tem choro, paga-se uma multa de R$ 195,23 com classificação grave e o comprador ainda ganha 5 pontos na carteira de habilitação. DICA: ao comprar um veículo, já separe este tempo para cuidar da documentação.

Veículo de outra cidade ou Estado?
O procedimento é exatamente o mesmo.

E se meu veículo estiver com dívidas de impostos?
Caso o carro tenha dívidas referentes a taxas ou multas, todos os valores precisam estar quitados antes de se fazer a transferência. Ao dar entrada no procedimento de mudança de propriedade junto ao Detran, o departamento pesquisa os débitos do veículo e obriga seu pagamento para que o processo seja concluído.

Como eu transfiro um carro financiado ou em leasing?
No documento de um veículo financiado por qualquer modalidade, exceto leasing, deve constar no CRV a observação de que o veículo está alienado. Tal observação é registrada junto ao Detran e, caso o carro seja transferido junto com a dívida (sem quitar o financiamento na transferência) deverá constar a alienação também no documento do novo proprietário.

No caso do leasing, no qual o veículo permanece em nome da financiadora e, no final do período de pagamento, o dono tem a escolha de ficar com o bem ou devolvê-lo ao banco, a transferência também exige uma carta de anuência assinada pelo vendedor e reconhecida em cartório. Nela, o proprietário formaliza a desistência da compra e repassa o bem juntamente à dívida para um terceiro, o comprador.

O que é a comunicação de venda?

A Comunicação de venda tem por finalidade informar ao Detran.SP sobre a transferência de propriedade de veículo para isentar o antigo proprietário (vendedor) de qualquer responsabilidade civil ou criminal sobre ocorrências futuras (como acidente e infrações de trânsito).

O vendedor deve comunicar a venda do veículo dentro de um prazo de 30 (trinta) dias. Caso a comunicação de venda seja realizada após esse prazo, o vendedor será responsável solidário pelas penalidades impostas e suas reincidências desde a data da venda até a data da comunicação. Fonte: DETRAN-SP

Tem alguma outra dúvida referente a transferência de veículos? Envia nos comentários que buscaremos a resposta pra você.

Vai transferir um veículo, faça sua vistoria com a Visão Total ECV.

Agendar vistoria
Visão Total ECV Vistoria Veicular
Empresa especializada em vistoria veicular.

Leave A Comment

1
×
Olá, se precisar de alguma ajuda, pode nos chamar aqui no whatsapp!